Benefícios da cenoura: Veja 13 deles

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Benefícios da cenoura: um vegetal acessível e incrível para a saúde. As cenouras são amplamente utilizadas e aparecem na mesa brasileira. Enfatizamos as principais vantagens das cenouras: além de suas multivitamínicas, fibras e certos minerais, as cenouras também possuem capacidade antioxidante. Veja tudo sobre esse vegetal no artigo!

13 benefícios da cenoura para incluí-la na sua alimentação

Você sabia que a cor laranja é causada pelo betacaroteno? As cenouras têm muitos benefícios para o corpo humano e são fontes de minerais como fósforo, potássio e cálcio.

Veja os principais benefícios a seguir:

  • Auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele: devido à presença do betacaroteno, que é uma substância antioxidante. Por esse motivo, a cenoura ajuda a combater os radicais livres, que atuam no envelhecimento da pele.
  • Ajuda a retardar o aparecimento de rugas: Devido à ação do betacaroteno, ele reduz a degradação das células de colágeno e o aparecimento de rugas.
  • Fortalece o sistema imunológico: Devido à presença de vitamina C e antioxidantes em seus ingredientes, as cenouras têm propriedades anti-inflamatórias que podem estimular nossas células de defesa e prevenir infecções e inflamações.
  • Melhora a digestão: Por ser um alimento rico em fibras solúveis e insolúveis, a cenoura pode melhorar o processo de digestão. Ajuda a formar massa fecal e trânsito intestinal, evitando a constipação.
  • Auxilia na visão: Devido à presença de vitamina A (retinol), essencial para a saúde ocular, a cenoura reduz o risco de doenças relacionadas a essa deficiência de vitamina.
  • Diminui o risco de perda de visão: De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Medical Association, as cenouras contêm carotenóides e vitaminas A, C e E. Essas vitaminas reduzem o risco de degeneração macular neovascular (DMRI) relacionada à idade, que é a principal causa de cegueira irreversível em adultos.
  • É uma possível aliada na perda de peso: Por ser um alimento de baixa caloria, existem cerca de 35 calorias em 100 gramas de cenoura. Ele também possui uma alta concentração de fibras e pode ser incluído na dieta de várias maneiras, propício a uma dieta saudável e equilibrada.
  • Contribui para o bronzeado perfeito: o betacaroteno,presente na cenoura ajuda a formar a melanina, responsável pela pigmentação da pele.
  • Oferece proteção contra os raios solares: Também devido ao betacaroteno, ajuda a proteger a pele dos danos causados ​​pelo sol.
  • Controla os níveis de pressão arterial: Devido ao potássio, uma substância com efeito vasodilatador. As cenouras podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e controlar os níveis de pressão arterial.
  • Ajuda a prevenir o câncer de pulmão, mama e estômago: Devido à sua alta concentração de antioxidantes, pode evitar danos às células causados ​​pelos radicais livres. Além do envelhecimento da pele, esses fatores também podem prevenir o risco de câncer.
  • Diminui o risco de câncer de cólon: As cenouras contêm uma substância chamada falcarinol, que pode reduzir o risco de câncer de cólon.
  • É um alimento versátil e acessível: As cenouras têm diferentes formas e podem ser consumidas cruas, cozidas e transformadas em purê para fazer suco, bolo ou sopa.

Você vê o quão poderoso é esse alimento? Os nutricionistas apontaram uma fórmula incrível de suco que pode ajudar a função intestinal.

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Receita:

você precisará de uma laranja, uma cenoura e um pedaço de gengibre. Misture todos os ingredientes no liquidificador com meio copo de água e pronto. Portanto, você obterá suco nutritivo e delicioso!

Possíveis malefícios do consumo da cenoura

Os nutricionistas apontaram que o consumo desse vegetal deve ser combinado com uma variedade de dietas, e não excessivo. Nenhuma pesquisa pode provar isso, mas em algumas pessoas, a cenoura pode causar cólicas abdominais, flatulência e reações alérgicas. Para isso, Barbara adverte que, se os indivíduos apresentarem algum dos sintomas acima depois de comer, devem evitar comer vegetais e procurar orientação profissional.

Melhor forma de consumir cenoura: crua ou cozida?

Segundo os nutricionistas, para absorver melhor o β-caroteno e a vitamina A, recomenda-se que as cenouras sejam cozidas e consumidas, acompanhadas de uma boa fonte de gordura, como o azeite extra-virgem. Além disso, Barbara (Bárbara) destacou que não há quantidade exata recomendada de ingestão de cenoura por dia: idealmente de 3 a 5 porções de vegetais por dia, incluindo cenoura.

O benefício da cenoura não é apenas suas características: é um alimento facilmente acessível que pode ser encontrado durante todo o ano. Maximize o efeito e faça pleno uso da saúde que ele traz para você.

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