Café! Veja 20 benefícios para saúde

0
335

Os benefícios do café vão além da deliciosa sensação de provar bebidas. Se ingerido moderadamente em uma certa frequência, ele desempenha um papel importante em sua saúde e pode reduzir o risco de certas doenças. Para entender o impacto dessa bebida popular e consumida em todo o mundo, continue entrando em contato conosco!

20 benefícios do café para a saúde física e mental

Conversamos com a nutricionista funcional Flávia Ferreira (CRN 9-3121), que selecionou os principais benefícios envolvidos no consumo do café. Confira:

1. Melhora a sensação de cansaço

Por ser rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal, a cafeína tem efeito termogênico e energético, que bloqueia os receptores de adenosina e inibe a sensação de cansaço.

2. Ajuda a melhorar a sonolência

O benefício mais famoso do café está relacionado ao efeito energético da cafeína. Nesse sentido, quando tomamos café, a adenosina responsável pela promoção do sono é bloqueada, o que é demonstrado por um estudo da Universidade de Fernando Pessoa. O estudo analisou como a cafeína desempenha um papel no sono e no apetite.

3. Melhora os sintomas da asma

Isto é devido ao efeito broncodilatador da cafeína. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), os consumidores de bebidas têm 30% menos chances de desenvolver sintomas de asma.

4. Possui grande potencial antioxidante

Os nutricionistas explicam que a cafeína contém muitos polifenóis e flavonóides com efeitos antioxidantes.

5. Protege o fígado

Os nutricionistas explicam que a cafeína contém muitos polifenóis e flavonóides com efeitos antioxidantes.

Confira: Hidratação com café: como fazer e benefícios para os cabelos

6. Ajuda a prevenir o colesterol ruim

Como afirmado por nutricionistas, isso ocorre principalmente porque a cafeína impede a oxidação da fração LDL-colesterol.

7. Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer

Segundo Flávia Ferreira, além da oxidação da fração LDL-colesterol, o café também evita a oxidação do DNA (inibe a oxidação da adenosina e guanosina) e pode contribuir para a formação de placas ateroscleróticas. Isso pode prevenir doenças cardiovasculares e câncer.

8. Reduz o risco de formação de cálculos biliares (pedras na vesícula)

Um estudo publicado no Journal of Internal Medicine, como a “Universidade de Copenhague”, apontou que a ingestão diária de café pode reduzir o risco de cálculos biliares em 23%.

9. Previne a doença de Parkinson e o Alzheimer

Conforme observado em um artigo da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), as pessoas que bebem essa bebida diariamente têm uma menor incidência da doença de Parkinson e da doença de Alzheimer.

10. Melhora a sensibilidade à insulina

Isso ocorre principalmente devido à presença de ácido clorogênico, que ajuda a reduzir a quantidade de insulina necessária para diminuir os níveis de açúcar no sangue. Um estudo da Universidade de São Paulo mostrou que os participantes que bebiam 4 a 7 xícaras de café por dia apresentaram melhora na sensibilidade à insulina, o que reduziu os níveis de glicose no sangue.

11. Melhora o metabolismo

Segundo um artigo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a presença de ácido clorogênico pode melhorar o metabolismo lipídico.

12. Ajuda a prevenir o diabetes tipo II

Segundo os nutricionistas, o ácido clorogênico pode não apenas reduzir a resistência à insulina, mas também melhorar o metabolismo da glicose e da gordura. Um estudo da Harvard School of Public Health mostra que isso pode ajudar a prevenir o diabetes. No experimento, 11% das pessoas tiveram um baixo risco de desenvolver a doença em quatro anos.

13. Colabora na performance cognitiva e psicomotora

Isto é devido ao seu efeito estimulante que bloqueia a adenosina. A ABIC disse: “A cafeína pode se ligar aos receptores de adenosina, impedindo-os. Dessa forma, o principal efeito inibitório da adenosina pode ser evitado, de modo que o efeito da cafeína é estimulado”.

14. Melhora o estado de alerta e concentração

Também ocorre devido ao efeito estimulante da cafeína. Um estudo publicado na “Psychopharmacology Human: Clinical and Experiment” foi publicado na Universidade de Barcelona, ​​demonstrando que a causa dessa melhora no cérebro é a combinação de glicose e cafeína, portanto Um aumenta o papel do outro.

15. Melhora o desempenho de tarefas simples e a vigilância auditiva

Esse é outro efeito do bloqueio da adenosina: é conseguido bebendo uma bebida e estimulando a execução de tarefas.

16. Alivia a dor de cabeça relacionada às tensões

A cafeína está relacionada a medicamentos frequentemente usados ​​para aliviar dores de cabeça. No entanto, o consumo deve ser moderado para evitar efeitos adversos.

17. Auxilia na perda de peso

Isso se deve ao aumento do consumo de energia após o café. Além disso, de acordo com cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, a cafeína pode ativar a gordura de alta qualidade, que eles chamam de “gordura marrom”.

18. Melhora a memória

Além do efeito estimulante, um estudo publicado na revista “Natural Neuroscience” mostrou que a cafeína pode melhorar o desempenho da memória dentro de 24 horas após a ingestão e está comprometida com a consolidação da memória.

veja também: Açúcar e adoçante,os vilões da saúde

19. Seu efeito antioxidante pode ser benéfico para a pele

Os nutricionistas apontaram que esse efeito do café pode desempenhar um papel na melhoria da saúde da pele, mas não há pesquisas para provar como a ingestão dessa bebida funciona em sinergia. No entanto, um estudo da Universidade de Isfahan Medical University mostrou que o uso de cafeína e outros ingredientes em cosméticos pode melhorar as olheiras e as rugas ao redor dos olhos.

20. Diminui o risco de desenvolvimento de cálculos renais

Um estudo da Escola de Farmácia da Universidade do Porto mostra que beber esta bebida diariamente pode reduzir o risco de pedras nos rins em 10% e 9%.

A nutricionista Flávia Ferreira alerta que os efeitos da cafeína variam de pessoa para pessoa, dependendo dos genes. Alguns são metabolizadores rápidos da cafeína, que podem causar irritação em doses baixas de 2 e 4 mg / kg. No entanto, outros indivíduos metabolizam lentamente e não experimentam esses efeitos muito rapidamente.

Malefícios do café

A nutricionista Flávia Ferreira chamou a atenção das pessoas para os efeitos negativos do café, principalmente devido ao consumo excessivo de café. do seguinte modo:

  • Pode provocar taquicardia e palpitações: devido ao aumento da frequência cardíaca.
  • Agrava a insônia e a ansiedade: pessoas com ansiedade generalizada e distúrbios de sono podem piorar os sintomas com o consumo do café.
  • Pode originar o refluxo gastroesofágico: por estimular a secreção gástrica, pode causar desconforto no estômago e não é indicado para pessoas com gastrite ou distúrbios gástricos.
  • Oferece riscos à gravidez: nas grávidas, a cafeína pode interferir em uma substância chamada adenosina, que é importante para formação do bebê. Em excesso, pode ser a causa de abortos.
  • Pode causa tremores e dores de cabeça: esses efeitos também são derivados do consumo excessivo do café.

Para aproveitar ao máximo os benefícios do café, os nutricionistas apontaram que, de acordo com a pesquisa, para a população adulta, a ingestão diária de até 400 mg de cafeína (adulto 6,6 mg / kg de peso corporal) seja de 60 kg .

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui