Alimentos termogênicos: O que são?

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Alimentos termogênicos: O que são?. Quem não está procurando o método de dieta mais ideal para jogar fora a primeira pedra. Estabelecer hábitos alimentares saudáveis ​​é um passo importante para quem se preocupa com a saúde. E você não pode perder comida na sua lista. Este é o caso de comida quente.

O QUE SÃO ALIMENTOS TERMOGÊNICOS? 

Alimentos termogênicos são aqueles que consomem mais energia e são digeridos pelo organismo que o resto. Para entender como funciona, você precisa saber o que é termogênese.

Em resumo, a geração de calor corresponde ao processo de geração de energia na forma de calor. E quanto calor ele gera? Isso está diretamente relacionado à taxa metabólica basal.

Alimentos geradores de calor ajudam a aumentar a temperatura central, o que leva a um maior consumo de energia durante o processo de digestão. Como você está? Nosso corpo tem reservas de energia. Um é o glicogênio, uma forma de armazenamento de energia a partir de carboidratos. Existe outro tipo de reserva no tecido adiposo. Quando os alimentos derivados do calor entram em nosso corpo, eles usam essas reservas para digestão, o que requer mais corpo.

Então, quanto mais difícil é digerir os alimentos, maior a capacidade de produção de calor? Sim, os músculos do trato gastrointestinal aceleram a contração, produzem e secretam sucos digestivos, os nutrientes precisam de energia para absorver.

Mas isso acontece com alguma comida? mais ou menos. Todos os alimentos têm um efeito gerador de calor no corpo humano. No entanto, alguns exigem mais corpo, enquanto outros não.

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PARA QUE SERVEM ESSES ALIMENTOS? 

A partir da definição de alimentos que produzem calor, você já deve considerar o papel deles na dieta. Se você diz que não tem peso, está parcialmente correto. Quando a ingestão é usada em combinação com outras práticas, ela pode ter um efeito. É basicamente um hábito saudável.

Em linguagem mais profissional, os alimentos que produzem calor podem aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo. O calor gerado pela dieta é responsável por 5% a 15% do gasto total de energia. Lembre-se de que acelerar seu metabolismo fará com que seu corpo gaste mais energia e queime gordura? Tudo está relacionado à perda de peso.

Luciana Harfenist, nutricionista funcional do Rio de Janeiro, destacou que “a geração de calor é um processo regulado pelo sistema nervoso, e a interferência nesse sistema pode ajudar a controlar a perda de peso e a obesidade”.

QUAIS SÃO OS MELHORES EXEMPLOS? 

Existem muitos bons exemplos de adição de alimentos que produzem calor à dieta. Já dissemos que isso não é difícil. A maioria deles faz um bom trabalho no almoço, suco e diferentes momentos do dia. Dê uma olhada:

  • Carboidratos complexos ricos em fibras: arroz integral, quinoa e aveia são carboidratos complexos ricos em fibras alimentares. De difícil digestão, exigem grande esforço do corpo, provocando queima intensa no estoque de gordura. Além disso, não aumentam muito o teor de glicose, se comparados a outros carboidratos, sendo aliados na perda de peso.
  • Leguminosas: feijão carioca ou preto, grão-de bico, ervilha e lentilha são opções ótimas de alimentos termogênicos. Constituídos principalmente por proteínas, nutriente com maior porcentagem de efeito termogênico, eles contêm fibra e amido resistente. Isso significa mais esforço do corpo na digestão.
  • Sementes de cominho: não é apenas o sabor picante presente em diversos pratos que fará você colocar cominho na comida. A especiaria é um alimento termogênico que possui antioxidantes e os fitoesteróis, auxiliando na perda de pesa e no combate ao colesterol ruim.
  • Pimenta vermelha: deliciosa para temperar sopas, carnes e cozidos, a pimenta vermelha é rica em capsaicina, favorecendo o aumento da quebra de gorduras e aumentando em até 20% a atividade metabólica. Bastam três gramas por dia.
  • Frutas ricas em vitamina C: o ácido ascórbico presente em laranja, limão, frutas vermelhas, abacaxi, tangerina e tomate ajuda a prevenir infecções, absorver o ferro e aumentar a temperatura corporal ao exigir energia na digestão.
  • Óleo de coco: mais termogênico do que proteína, o óleo de coco possui ácidos graxos de cadeia média que estimulam o metabolismo. Mas fique atento ao consumo desse óleo, porque ele é bem calórico.
  • Água gelada: parece mentira, mas é verdade. Quando bebemos água gelada, nosso corpo trabalha para restabelecer a temperatura (algo entre 36º e 37ºC). Mas é um efeito muito leve.
  • Canela: em frutas, no leite ou na forma de chá, a canela aumenta o metabolismo basal e possui alto teor de cálcio mineral (importante para o emagrecimento).
  • Gengibre: que tal raspas de gengibre na salada? Prefere adicioná-lo em sucos ou tomar um chá? Fato é que a raiz aumenta seu gasto calórico em mais de 10%.
  • Chá de hibisco: 3 xícaras por dia já ajuda bastante a aumentar a temperatura corporal na digestão.
  • Alimentos com ômega 3: peixes e oleaginosas aumentam o metabolismo basal.

E claro, tem também os termogênicos que contêm cafeína.

ALIMENTOS COM CAFEÍNA 

Alimentos com cafeína são aliados que aceleram o metabolismo. Vamos começar com uma surpresa? Devido às propriedades antioxidantes e estimulantes da cafeína e dos polifenóis, o chocolate com um teor de cacau de 70% é considerado pirogênico. O coração e a circulação sanguínea são muito apreciados. Tem até efeitos anti-alérgicos, anti-virais e anti-inflamatórios.

Se você é louco por café, isso é uma boa notícia. 4 a 5 xícaras de 150 ml podem bombear seu corpo todos os dias. Mas considere cuidadosamente se você pode tomar café neste mundo, porque não é adequado para estômagos sensíveis.

Para quem é bom em beber chá (nosso caso), o chá verde também contém cafeína. Ele usa a gordura como fonte de energia e estimula o metabolismo. Beber alguns copos por dia pode resolver seu problema.

Observe que durante a ingestão: os insones devem evitar beber bebidas com cafeína à tarde ou à noite. Recomenda-se comer entre as refeições para evitar danificar a absorção de vitaminas e minerais no intestino.

COMO OS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS PODEM TE AJUDAR? 

Comer alimentos com fonte de calor pode reduzir o peso. Como dissemos no início do texto, ele pode acelerar o metabolismo e queimar calorias. Mas eles podem nos trazer outros benefícios, como:

  • Melhorar a circulação sanguínea e a digestão;
  • Auxiliar no tratamento de gripes e resfriados;
  • Prevenir câncer de cólon e de ovário;
  • Ajudar na eliminação de gases.

Para que eles afetem nosso corpo, precisamos esperar um pouco. Especialistas apontam que leva em média 10 dias. Mas este é um prazo muito pessoal.

De qualquer forma, comer esses alimentos causará reações humanas, o que merece atenção. Deve ser equilibrado e sempre sob orientação nutricional.

Acelerar o metabolismo de maneira desequilibrada pode levar a taquicardia, aumento da pressão arterial, insônia, hipoglicemia e neuroticismo.

Portanto, alimentos crus não são adequados para todos. Crianças, mulheres grávidas, pessoas com doenças cardíacas, pressão alta, enxaqueca, alergias e úlceras não devem comer ou restringir o consumo. Eles também são contra-indicados no caso do hipertireoidismo, caso em que o metabolismo já é alto e a ingestão aumenta o risco de perda de massa muscular.

Na hora de incluir alimentos termogênicos à sua dieta, procure orientação profissional para entender as contra-indicações.

É preciso dar um up no corpo de forma equilibrada, aliando boas práticas, não se esqueça disso.

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