Chá de maracujá: veja seus benefícios à saúde e como fazê-lo

Autor(a):

Chá de maracujá além do aroma e sabor inconfundíveis, o maracujá é uma excelente opção para o consumo diário, porque o maracujá é rico em vitaminas e minerais essenciais para a saúde.

Você pode comer maracujá fresco como suco ou preparar chá de maracujá. Veja os benefícios para a saúde desta bebida e algumas receitas que podem alterar a preparação sem causar doenças.

O chá de maracujá é feito de folhas de frutas que também são ricas em nutrientes (ou muito semelhantes) .Se você puder tirar as folhas dos pés e usar chá fresco, seria ainda melhor.

É mais delicioso e aromático, mas não se preocupe, porque o efeito é o mesmo da versão desidratada. Veja quais são esses possíveis efeitos.

Efeito calmante

Este é o efeito mais famoso de todas as variantes de chá e frutas, é recomendável tomá-lo antes de dormir, sem adição de açúcar e ajuda a dormir.

Combinado com medicamentos, pode ser usado como tratamento para insônia e ansiedade.

Ação analgésica e anti-inflamatória

Além da sedação, também pode exercer seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, portanto, é uma opção interessante para reduzir a dor causada por danos na pele no corpo ou trauma humano, para prevenir a inflamação e reduzir a dor abdominal.

Controle dos sintomas da menopausa

Mesmo nos dias frios, um dos sintomas da menopausa mais problemáticos para as mulheres é o calor e o suor excessivos, sintoma muito comum porque o desequilíbrio hormonal que ocorre nesta fase pode causar flutuações na temperatura corporal. Nesse caso, pode ser aquecido ou resfriado.

Controle da glicose no sangue

Pacientes diabéticos precisam de acompanhamento e medicação para manter um equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, mas existem várias receitas que podem ajudar no tratamento, como o chá de casca de maracujá.

Desta vez, o efeito é ajudar aqueles que não conseguem produzir insulina suficiente ou não produzem insulina adequada na concha que contém insulina.

Ajuda a emagrecer

Em uma dieta saudável e equilibrada, juntamente com o exercício físico diário, o chá de casca de maracujá pode ajudar a perder peso.

Ele atua como um bloqueador de gordura, por isso deve ser tomado diariamente para não adoçá-lo.

Rica fonte de minerais

As frutas contêm ferro, que pode efetivamente prevenir e tratar a anemia causada pela falta desse mineral; também pode fornecer uma certa dose de sódio, cálcio e fósforo ao corpo humano, além de possuir antioxidantes benéficos para as células e promover a regeneração celular.

Agora que você conhece os principais benefícios para a saúde desta bebida deliciosa, agora está aprendendo a fazer algumas receitas muito simples para incluir na sua dieta diária.

Chá de maracujá com gengibre e canela

Este é um chá termogênico que aumenta a temperatura do corpo; portanto, não é recomendável aliviar as calorias da menopausa, mas ajudar a queimar calorias e deve ser tomado meia hora antes do exercício.

Ingredientes

  • 500 ml de água;
  • Maracujá: polpa de 2 unidades;
  • Gengibre: 2 centímetros;
  • Canela: ½ unidade em pau.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma leiteira e leve ao fogo;Quando ferver, deixe mais 5 minutos em fogo baixo;Depois tampe e espere uns 10 minutos para que os ingredientes se misturem e o chá fique morno;Coe e beba em 2 ou 3 doses ao longo do dia, exceto à noite para não prejudicar o sono.

veja também: Bolo de Maracujá low carb

Chá de folhas

A receita anterior foi feita com polpa, por isso, se você quiser experimentá-la de forma mais prática, sem precisar abrir a fruta, poderá escolher as folhas.

Ingredientes:

  • Folhas de maracujá picadas: 1 colher (sopa);
  • Água fervente: 1 xícara.

Modo de preparo:

Para essa receita, só precisa colocar a água para ferver e desligar assim levantar fervura;Depois coloque as folhas dentro. Se forem frescas, lave-as antes. Deixe a mistura em infusão tampada por 5 minutos;Depois coe e beba em uma só dose, a qualquer momento do dia, mas de preferência à noite para ajudar a dormir e para evitar a sonolência.

Com maçã e maracujá

Você quer misturar outras frutas no chá? A Apple é uma boa escolha, e também é rica em antioxidantes, que podem ajudar o corpo a rejuvenescer.

Ingredientes:

  • Maçã com casca e sem sementes: 1 unidade;
  • Água: 4 xícaras;
  • Maracujá: 1 unidade inteira;
  • Mel: a gosto.

Modo de preparo:

Depois de lavar bem as frutas, coloque as cortadas em uma panela com a água. Deixe ferver;Quando levantar fervura, reduza o fogo e deixe por 10 minutos;Passado o tempo, espere amornar, coe e beba ao longo do dia. Adoce com mel a gosto.

Confira: benefícios do noni para saúde

As dicas deste artigo não substituem a consulta de um médico. Cada criatura é única e pode responder de forma diferente.

Para alcançar os resultados desejados, você deve combinar o consumo de chá com um estilo de vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!