Chá de valeriana: conheça a bebida feita com uma planta calmante

0
1198

Você sabe o que é o chá de valeriana? É uma infusão feita a partir da planta medicinal Valeriana (Valeriana Officinalis L.), que tem um efeito calmante. Verifique os seguintes benefícios, como consumir e preparar bebidas.

Para que serve o chá de valeriana?

Chá de valeriana

Deseja saber quando é recomendado consumir chá de valeriana? Então, aqui estão os efeitos da ingestão listados por nutricionistas:

  • O chá de valeriana possui propriedades calmantes, relaxantes e sedativas;
  • Ele é aliado no combate do estresse, tratamento de ansiedade e insônia;
  • Também pode auxiliar no emagrecimento para quem tem compulsão alimentar, pois reduz a ansiedade.

Ele tem um cheiro desagradável e o sabor não é o mais delicioso. No entanto, pode valer a pena desfrutar de todos os benefícios em face do aroma da bebida.

Como fazer :

  • Em uma panela, ferva 500 ml de água;
  • Desligue o fogo e adicione 1 colher (sopa) de raiz de valeriana;
  • Deixe repousar por 5 minutos;
  • Coe e beba.

O chá de valeriana pode ser consumido quente ou gelado: sua escolha. Além disso, é importante saber que quanto mais tempo a raiz estiver em contato com a água, mais amargo será o sabor. Portanto, se você quiser esfriar, não se esqueça de apertá-lo antes de esfriar.

veja também: Ansiedade, Insônia e Nervosismo,confira 7 Calmantes naturais

Como tomar

Como aliado no sono, é recomendável tomar chá 30 minutos antes de ir para a cama, porque é hora de começar o efeito sedativo. Além disso, recomenda-se tomar 2 xícaras de chá de valeriana por dia, porque o consumo excessivo causará a irritação oposta ao necessário, causando insônia e inquietação.

Alertas sobre o consumo

Segundo nutricionistas, mulheres grávidas, nutrizes, crianças menores de 3 anos e pessoas com alergias respiratórias (como bronquite, rinite, sinusite e asma) não devem consumir chá.

Também não é recomendado misturar chá de valeriana com álcool, outros sedativos ou até plantas similares. Isso ocorre porque pode melhorar o efeito e causar sonolência excessiva. Portanto, não deve ser consumido antes de dirigir ou outras atividades perigosas que exijam atenção.

O chá de valeriana pode reduzir o estresse e a ansiedade e ajudar a tornar o sono mais calmo. Se você procura esses resultados, os exercícios respiratórios também são bons aliados!

confira: como controlar a ansiedade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui