Correr ou caminhar? Descubra as vantagens e diferenças entre os dois

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Uma das perguntas mais comuns sobre exercícios é correr ou caminhar: qual é a melhor opção?Em primeiro lugar, é importante conhecer as principais diferenças e benefícios de correr e caminhar. Isso torna mais fácil entender qual é o melhor para seus objetivos.

Acompanhe:

Benefícios da caminhada

  • Combate o estresse: Caminhar ajuda a combater o estresse, ansiedade e depressão. Isso porque ele libera substâncias que ajudam a aliviar a tensão.
  • Controle do colesterol e diabetes: Combinado com uma dieta balanceada, a caminhada ajuda a controlar o colesterol e o diabetes.
  • Melhora a qualidade do sono: Caminhar ajuda a melhorar a noite porque ajuda a respiração, o que afeta diretamente a qualidade do sono.
  • Prevenção de doenças cardiovasculares: Caminhar ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a prevenir doenças cardiovasculares.
  • Prática fácil: Uma das características da caminhada é que é fácil de praticar.

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Benefícios da corrida

  • Condicionamento físico: Correr é uma ótima maneira de melhorar o condicionamento físico.
  • Prevenção de doenças cardiovasculares: Assim como caminhar, correr também pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, melhorando a circulação sanguínea.
  • Fortalecimento da estrutura óssea: A corrida ajuda a melhorar a mobilidade dos ossos, prevenindo a osteoporose.
  • Queima de gordura: Correr acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura.
  • Melhora o humor: A corrida ajuda a liberar substâncias que podem melhorar o humor, promover felicidade e realização.

Agora que você conhece os principais benefícios de cada exercício, acompanhe as diferenças básicas entre os dois abaixo:

Corrida ou caminhada: 3 principais diferenças entre os exercícios

  • A caminhada geralmente é designada a atletas iniciantes na pratica de exercícios físicos porque é a base da corrida.
  • Por ser uma atividade mais intensa, a corrida pode promover um maior consumo de calorias.
  • Ao contrário da caminhada, a corrida é uma atividade que requer mais programas de treinamento porque requer mais condições físicas.

Portanto, é mais fácil descobrir qual exercício é o melhor para seus objetivos, não é? Ao escolher entre correr ou caminhar, você escolherá um estilo de vida saudável e logo perceberá os benefícios do exercício!

A caminhada

Caminhar é uma atividade física e não requer corrida. Portanto, quase todos podem caminhar de forma mais democrática. Confira as dicas para começar a caminhar:

Quanto tempo devo caminhar?

Você pode começar a caminhar 30 minutos por dia, 3 vezes por semana. Como esta é uma atividade relativamente simples, ela pode começar sem muito planejamento.

O que devo vestir?

Use roupas leves, como shorts e leggings para fazer exercícios. Escolha também sapatos mais confortáveis.

Quantas calorias vou queimar?

Segundo os profissionais, o número de calorias perdidas durante a caminhada é relativo e as calorias de cada pessoa variam muito. No entanto, de acordo com a American Sports Commission, uma pessoa com peso de 63,5 kg queima cerca de 228 calorias em uma caminhada de 30 minutos.

Resumindo, caminhar é uma atividade física que requer menos trabalho físico, mas se você se exercitar regularmente, há muitos benefícios. Esta é uma ótima opção de exercícios para pessoas que são sedentárias e querem mudar seu estilo de vida!

A corrida

A corrida é uma atividade que exige muita força física e deve ser feita por meio de um plano de treinamento. A seguir, aprenda mais sobre este exercício:

Quanto tempo devo correr?

Não há um tempo certo indicado para os iniciantes: é importante entender seu tempo e suas limitações. Você pode determinar a distância a atingir, calculando o tempo de viagem.

O que devo vestir?

Roupas leves e práticas, mas podem proteger o corpo do frio ou do calor. Devido ao impacto causado pelos esportes, escolha calçados com amortecedores mais eficientes.

Quantas calorias vou gastar?

Os profissionais afirmam que a quantidade de calorias queimadas por esse exercício vai depender de vários fatores, como velocidade, distância e metabolismo do atleta. É importante entender que cada corpo responde de maneira diferente.

Uma dica especial para correr é escolher um calçado confortável que se adapte ao seu formato e ritmo de pé. Isso o ajudará a exercitar bem sua postura durante o exercício.

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Qual é a melhor?

Em qualquer caso, a pergunta mais popular é: correr ou caminhar? Qual opção devo escolher? Rodrigo disse que não há atividade melhor ou pior. Ambos oferecem saúde, boa forma e outros benefícios. O melhor exercício físico para você é aquele que melhor atende aos seus objetivos e traz prazer.

Para quem busca uma vida saudável, correr e caminhar são boas escolhas. É importante consultar um profissional para escolher o exercício físico ideal para você. E, para te ajudar a começar, como aprender alguns exercícios respiratórios? Isso será útil na sua prática favorita!