Dieta do metabolismo rápido: o que é, como fazer e cardápios

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Dieta do metabolismo rápido: o que é, como fazer e cardápios. Uma dieta metabolizada rapidamente pode acelerar o metabolismo e aumentar o consumo de calorias no corpo, ajudando a perder peso. Espera-se que esta dieta elimine até 10 kg de peso corporal em um mês, incluindo a necessidade de seguir um plano de dieta de quatro semanas.

O metabolismo lento é a principal razão para o fracasso da dieta para perda de peso, mesmo se você seguir a dieta e o exercício certos. Portanto, é necessário aumentar o metabolismo para continuar a perder peso.

Como outras dietas, essa dieta deve ser realizada sob a orientação de um nutricionista, pois deve ser adaptada ao histórico de saúde de cada pessoa.

Dieta do metabolismo rápido: o que é, como fazer e cardápios

Fases da dieta do metabolismo

A dieta metabólica semanal é dividida em três etapas, o objetivo é controlar os hormônios do estresse, diminuir a pressão arterial, aumentar a imunidade e acelerar a queima de gordura.

Durante toda a dieta, os únicos alimentos que você não pode comer são doces, sucos, frutas secas, refrigerantes, bebidas alcoólicas, café e produtos que contêm glúten ou lactose.

Cardápio da fase 1

Essa fase da dieta de metabolismo rápido dura 2 dias e o objetivo é controlar os hormônios que controlam a gordura corporal.

  • Café da manhã: Vitamina de aveia e frutas vermelhas ou 1 tapioca com pasta de grão-de-bico. Ingredientes da vitamina: 1/2 xícara de aveia sem glúten, 1/2 xícara de um mix de mirtilo, morango e amora, 1 maçã pequena, 1 cubo de gengibre, hortelã e gelo.
  • Lanche: 1 fruta: laranja, goiaba, mamão, pera, manga, maçã, tangerina ou 1 fatia de abacaxi ou de melão.
  • Almoço: Salada com verduras e legumes à vontade temperada com limão, gengibre e pimenta + 150 g filé de frango refogado com brócolis + 1/2 xícara de quinoa cozida.
  • Lanche: 1/2 xícara de melancia em cubos + 1 colher de chá de suco de limão siciliano OU 1 fatia de abacaxi.
  • Jantar: Salada com folhas e legumes + 100 g filé grelhado + 4 colheres de sopa de arroz integral com abobrinha ralada ou 1 tortilla integral com salada + 1 maçã.

Nesta fase, todos os tipos de gorduras são proibidos, mesmo gorduras de alta qualidade, como o azeite.

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Cardápio da fase 2

Essa etapa também dura 2 dias, com o objetivo de aumentar a queima de gordura antiga, difícil de eliminar com a dieta tradicional.

  • Café da manhã: 3 claras mexidas ou cozidas, temperadas com sal, orégano e salsa.
  • Lanche: 2 fatias de peito de peru com pepino ou 2 colheres de sopa de atum em lata em conserva de água + talos de erva‑doce à vontade.
  • Almoço: Salada de rúcula, alface roxa e cogumelo + 1 pimentão recheado com carne moída OU 100 g filé de atum recheado com pimenta caiena.
  • Lanche: 3 fatias de rosbife + pepinos cortados em palitos à vontade.
  • Jantar: 1 prato de sopa de frango desfiado com brócolis, repolho, acelga.

Nesta fase, além de gordura, carboidratos e grãos como feijão, grão de bico e soja também são proibidos.

Vista superior da salada de legumes com sal de pepino de alface de tomate e pimenta preta no pano e verde com espaço de cópia Foto gratuita

Cardápio da fase 3

A fase final da dieta de metabolismo rápido dura 3 dias, o objetivo é aumentar a queima de gordura, nenhum alimento é proibido.

  • Café da manhã: 1 torrada sem glúten com 1 ovo mexido temperado com orégano e pouco sal + 1 copo de leite de amêndoas batido com 3 colheres de sopa de abacate.
  • Lanche: 1 maçã amassada com canela ou cacau em pó OU talos de aipo com manteiga de amêndoa.
  • Almoço: Salada de verduras e legumes + 150 g filé de salmão ou de frango assado + 1 pêssego.
  • Lanche: 1 copo de água de coco + um quarto de xícara de castanhas, nozes ou amêndoas cruas e sem sal.
  • Jantar: Salada de alface, cogumelo e tomate + ½ xícara de quinoa cozida + 4 colheres de sopa de carne moída refogada com azeitona.

Após concluir a dieta de 7 dias, todas as etapas devem ser reiniciadas até que a dieta de 28 dias seja concluída. Após esse período, os alimentos proibidos na dieta devem ser gradualmente restaurados para evitar ganho de peso.

Essa dieta foi criada pela nutricionista americana Haylie Pomroy e pode ser encontrada no livro “Rapid Metabolism Diet” (A Dieta do Metabolismo Rápido). Além de perder peso, o autor também disse que a dieta também pode aumentar a massa muscular, controlar hormônios e melhorar a saúde.

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